Editorial

VM Publicitário

Criação Capa Livro

Sem dúvidas um dos insights mais imediatos que eu já tive na carreira de publicitário foi a criação da capa do livro "O Crime do Pendrive", do autor Valter Silvestre, no caso, meu pai. A trama relatada no livro já me era conhecida, talvez a facilidade para uma ideia veio daí. Quando o autor estava começando a escrever o livro, me pediu para que eu elaborasse, sem pressa, um conceito para a arte da capa da obra. 

Sobre a trama do livro: uma história real que se passa no interior de Minas Gerais onde conflitos políticos são o pano de fundo da trama. Uma pessoa honesta da cidade é acusada de ter roubado um pendrive contendo informações sigilosas da prefeitura na época e luta para provar a sua inocência coletando provas de que na verdade foi vítima de uma grande armação que buscava incriminá-la.

Conceito de capa: a proposta era criar uma capa icônica que trouxesse essa provocação questionadora logo na imagem central o que a trama do livro aborda: será que houve crime do pendrive?

O imagem seria formada por um pendrive (objeto principal da trama) e um fio de um conector de USB em forma de um símbolo de interrogação "?". O pendrive faria o papel do ponto (.) no tal símbolo de interrogação. Ele aparece apenas insinuando que haverá esta conexão, que virá após a leitura do livro. Ou seja, a verdade em relação aos fatos relatados no livro ainda não foi revelada, todas as peças vão se encaixar depois.  O título do livro " O crime do pendrive'  é escrito sem pontuação, para que ao lê-lo juntamente com imagem (?) Fio USB+Pendrive possa induzir a uma interpretação dúbia, transformando-se também na pergunta “O crime do pendrive?”, se interpretada juntamente com a imagem. A trama do livro se passa em dias atuais, tanto é que estamos falando de um objeto moderno como um pendrive, por isso a opção de uma imagem clean, estilo Apple, Steve Jobs. É o "preto no branco" que a obra se dispõe a tratar os fatos com clareza e veracidade.



Tags

concept capa cover livro conceito visual criação design